UX & Design Thinking. A Experiência do Usuário nos negócios

UX Design

UX & Design Thinking. A Experiência do Usuário nos negócios

Conheça alguns fatores decisivos para a performance de um projeto de sucesso e como entender o comportamento de seu usuário em tempo real.

A Experiência do Usuário vai muito além de uma interface bonita, experiência do usuário é o contato do usuário com o produto. Para se conseguir uma boa experiência precisamos levar alguns fatores em consideração, como performance: A Amazon começou a medir e a cada 100ms de tempo para carregar, 1% de suas vendas diminuí, ou ainda 2 segundos é o tempo máximo que o usuário espera para ver um conteúdo na internet, acima disso, você perde 40% de seu acesso ao seu site.

Mais falando de negócio, que tal converter isso em algumas cifras? A Amazon percebeu que os usuários deixavam de comprar no momento do cadastro, ao permitir sem a obrigação do cadastro fez com que a receita aumenta-se 40% ou seja US$300 milhões ou quase R$1 bilhão.

Também existe o oposto, onde 40% dos usuários deixariam de comprar na loja física caso sua tentativa de compra na loja online seja frustrada, ou seja, lidar com a ansiedade do usuário também faz parte da Experiência do Usuário.

Outro fator importante é o comportamento. Entender o que o usuário precisa e propor soluções que resolva seu problema de forma fácil e intuitiva também faz parte da Experiência do Usuário.

Como entender e analisar o comportamento do usuário? Agora é possível através da Awareness API do Google que analisa vários sinais, tais como localização, atividade física, clima ou luzes no ambiente para que os desenvolvedores possam entender melhor seus usuários individualmente e fornecer aplicativos mais atraentes.

Mais de 80% da população brasileira hoje usa o celular para acessar a internet e mais de 50% de acessos ao Google já são via celular, ou seja, já temos como saber muito sobre o comportamento dos usuário, somente assim conseguimos fornecer uma ótima experiência, assim como H&M que se utiliza dessas informações para fornecer a roupa que se adapte às nossas vidas. Isso exige que os usuários instalem o aplicativo Ivyrevel.

O aplicativo registra por uma semana o comportamento que o smartphone grava dos clientes e traduz esses dados para um design muito pessoal.