Smartphones são a nova forma de pagamento.

Tendências

Smartphones são a nova forma de pagamento.

Primeiro, o escambo. Depois, o dinheiro, o cheque e o cartão. Agora é a vez do sistema integrado.

Tudo evolui. E com as formas de pagamento não é diferente. Depois que o sistema monetário foi criado, estudiosos estão constantemente pesquisando sobre qual será o novo jeito de realizar transações financeiras. Cada vez mais modernas, as formas de pagamento visam sempre relacionar tempo, espaço e principalmente segurança.

A verdade é que boa parte da população está descapitalizada. E a parcela que tem verbas não fica por aí desfilando com suas notas porque dinheiro em espécie chama atenção e causa desconforto a quem o porta, devido ao precário sistema de segurança de nosso país.

Uma solução foi adotar os cartões de débito e crédito que, além de fazerem menos volume na carteira, dão uma sensação de tranquilidade – afinal, o dinheiro está a salvo na conta.

Mas atualmente isso já não basta. Uma nova prática vem sendo introduzida como sistema de pagamento: o uso dos smartphones. Com a popularização dos aparelhos, o novo formato para acerto de dívidas – o sistema integrado – além de agregar muita praticidade, inspira ainda mais segurança nas pessoas.

A maior prova de que essa é a bola da vez é a criação de aplicativos como Google Wallet, Apple Pay e LoopPay (da Samsung). De olho neste mercado em expansão, as gigantes da tecnologia não tardaram em disponibilizar seus produtos, ainda que o retorno financeiro, fruto dessa inovação, não gere somas significativas na receita de empresas deste porte. Para elas, o importante é estar em evidência; fazer-se útil, facilitando a vida de consumidores e lojistas.

Inovações dessa natureza levam a crer que no futuro cartões e dinheiro em papel serão extintos. Enquanto não é possível afirmar se os reflexos deste novo padrão trarão mais benefícios do que desvantagens, deixemos que o meio ambiente comemore a promessa de um mundo mais ecológico.

A Carteira Digital, um de nossos parceiros, oferece essa inovação. Saiba outros detalhes, acessando Carteira.Digital.