Um apoio que garante o futuro:  A importância do ecossistema empreendedor.

Inovação

Um apoio que garante o futuro: A importância do ecossistema empreendedor.

“Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: “Por quê”? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: "Por que não?"

A citação de Bernard Shaw ilustra bem a essência de um empreendedor. Um visionário, um inovador, um realizador.

Empreendedores são pessoas engajadas no descobrimento de soluções para as “dores” da sociedade. São indivíduos com habilidade para encarar o desconhecido, com sede de inovar. Independentes, autoconfiantes, criativos, intuitivos, ousados. Muito ousados, pois vislumbram e viabilizam alternativas tidas como impossíveis de se colocar em prática.

Sejamos sensatos. Muito mais da metade das coisas com que temos contato atualmente eram improváveis de existir até bem pouco tempo atrás. Prova de que a mentalidade empreendedora não é absurda. Trabalha, sim, é com otimismo, estratégia e atitude.

O empreendedor vê a oportunidade enquanto o senso comum se preocupa com os obstáculos. Faz parte do perfil, mas não é algo com a qual se nasce. Ao contrário, desenvolve-se à medida que se cresce; do relacionamento com os pais, da vivência com os amigos e colegas de trabalho. Surge das formas com que se lida diante de problemas ou mudanças. São características de uma personalidade que acabam por florescer.

Pensamento medíocre o daqueles que afirmam que o sucesso dos negócios é pura sorte. Mal sabem os sacrifícios pelos quais os empreendedores passam para que os projetos avancem e atinjam o êxito. Enfrentam jornadas exaustivas de trabalho, renunciam ao lazer com a família, investem todos seus recursos e demoram a ver o retorno do capital, além de lidar com o rótulo de que quando os negócios prosperam é resultado do famoso “jeitinho brasileiro” – lamentável.

Por isso, é relevante estar em contato com outros dos seus, de conviver com outros empreendedores em um ambiente em que se sintam à vontade, onde possam partilhar seus conhecimentos, inspirar e motivar. Locais como co-workings e eventos como palestras e conferências são importantes para que respirem o mesmo ar que as grandes mentes pensantes, dividam experiências, compreendam processos e contratempos e comemorem em conjunto os casos de sucesso.

Afinal, os ramos podem ser diferentes, mas a luta tem muitas semelhanças. É bom enxergar que não se está sozinho. Lugares assim servem para recarregar as energias, dão força para seguir em frente, firme, mantendo a convicção de que vale a pena persistir porque no final das contas a evolução depende do brilhantismo destes profissionais.

Fica a dica para a imersão em um ambiente dessa natureza:

A apresentação Ecossistema de Inovação Tecnológica acontecerá nesta terça-feira (2/5/17) às 12h30 na Sede do Secovi (Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Mariana - São Paulo/SP). O evento, que faz parte do projeto Encontro NE, contará com a participação do coordenador da empresa Realidade Total Mario Aguilar.

Faça aqui sua inscrição.